A primeira-dama de Cuiabá e vereadora Samantha Íris (PL) fez duras críticas à gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) nesta quinta-feira (13), ao afirmar que ele cortou o café da manhã de mais de 30 mil alunos da rede municipal de educação. Ela também apontou que a atual administração do prefeito Abilio Brunini (PL) ainda não conseguiu retomar o fornecimento desse benefício devido à situação financeira da cidade.
A declaração foi dada enquanto Samantha questionava vereadores de oposição, especialmente aqueles que se reelegeram, sobre a falta de ação na época do corte do café da manhã. “Na gestão passada, o prefeito cortou o café da manhã de mais de 30.000 alunos da educação infantil. E onde estavam esses vereadores, que estavam tão preocupados com a merenda escolar, com a comida das crianças?”, indagou, fazendo referência às críticas sobre a proposta de oferecer almoço aos professores.
De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, a alimentação dos professores não pode ser a mesma dos alunos nem no mesmo local, em conformidade com a legislação federal, que impõe a perda de repasses caso as normas sejam descumpridas.
A vereadora ainda enfatizou a situação de muitas crianças que começaram o dia sem café da manhã. “Mais de 30 mil crianças entram na sala de aula com fome, porque o prefeito anterior cortou o café da manhã, e ninguém falava sobre isso. Eu, que faço parte da gestão atual, sei o quanto estamos trabalhando para viabilizar a merenda e voltar com o café da manhã o mais rápido possível”, disse.
Em resposta a uma pergunta, Samantha revelou que a atual gestão não conseguiu retomar o fornecimento do café da manhã devido à situação de calamidade na Secretaria de Educação, incluindo documentos importantes feitos à mão. “Estamos fazendo reuniões emergenciais para tratar desse assunto, pois é inaceitável essa situação”, concluiu.