A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), exonerou nesta sexta-feira (28) o marido, Carlos Alberto de Araújo, do cargo de secretário municipal de Assuntos Estratégicos. A decisão foi tomada após a Câmara Municipal derrubar, em sessão na última terça-feira (25), o veto do Executivo ao projeto de lei que exige diploma de curso superior para ocupar cargos como secretário, subsecretário e superintendente na administração municipal.
A exoneração de Carlos Alberto, publicada na edição extra do Diário Oficial dos Municípios, ocorre após uma série de ações legais. Em início de fevereiro, o juiz Carlos Roberto Barros de Campos, da 3ª Vara Especializada de Fazenda Pública de Várzea Grande, já havia determinado que a nomeação de parentes para secretarias municipais, em caráter estratégico e político, era uma prática ilegal, configurando nepotismo.
Além da saída de Carlos Alberto, a prefeita também promoveu mudanças significativas no secretariado. Inaciray Ramos de Brito Taveira foi nomeado para assumir a Secretaria de Assuntos Estratégicos no lugar do marido da prefeita. Já o locutor e radialista Radamés Alves, exonerado do cargo de subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Regulação Fundiária e Habitação, foi nomeado assessor de gestão na mesma pasta, embora não possua diploma superior.
A série de exonerações ainda incluiu Kleber Gomes de Oliveira, conhecido como Klebinho, do cargo de coordenador do Centro de Especialidades Médicas (Postão), sendo nomeada Ângela Maria de Assunção para o cargo. Além disso, outras mudanças foram feitas na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e na equipe da prefeita.