O ex-prefeito de Cuiabá por dois mandatos, Emanuel Pinheiro (MDB), está de saída do partido e com sua filiação ao PSD acertada. A negociação foi conduzida com o senador licenciado e ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que lidera a legenda em Mato Grosso. Com a mudança, Emanuel e Fávaro estarão no mesmo palanque nas eleições de 2026.
Com experiência no Legislativo, Emanuel Pinheiro pretende concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), cargo que já ocupou por quatro mandatos. Ele já passou por diversas siglas, incluindo PFL, PDT, PL e PR, antes de ingressar no MDB em 2016. Enquanto o ex-prefeito migra para o PSD, seu filho, o deputado federal Emanuelzinho, permanecerá no MDB.
Na avaliação de Emanuel, a mudança para o PSD aumentará suas chances eleitorais. Atualmente, o partido tem dois deputados estaduais, Wilson Santos e Nininho, sendo que este último deve migrar para o Republicanos. Com a saída de Nininho, a legenda abre espaço para novos nomes na disputa pela ALMT.