Bolsa cai e dólar sobe após Lula nomear Gleisi como Ministra

 

O Ibovespa aprofundou sua queda nesta sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025, perdendo a marca dos 124 mil pontos e atingindo mínimas, mesmo com a alta nas bolsas de Nova York no período da tarde. A deterioração do índice ocorre no mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a escolha da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para o cargo de ministra de Relações Institucionais (SRI), substituindo Alexandre Padilha, nomeado para o Ministério da Saúde.

O estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus, comentou sobre a reação negativa no mercado, afirmando que a escolha de Gleisi para o cargo foi recebida com perplexidade. “Parece piada”, declarou. Laatus também ressaltou que Gleisi Hoffmann é mal vista até por parlamentares, não sendo bem recebida nem pelo mercado. Ele acredita que a nomeação poderá agravar a situação política do governo, que já enfrenta dificuldades na articulação.

A queda do Ibovespa já vinha sendo antecipada devido à cautela do mercado antes do feriado de carnaval, que deixará a bolsa fechada até a próxima quarta-feira, 5 de março. Além disso, a tensão é aumentada pela entrada em vigor das tarifas de Trump, que devem afetar vários países a partir da próxima semana.

Às 13h52, o Ibovespa apresentava queda de 0,93%, marcando 123.640,12 pontos, com mínima registrada após ter iniciado o dia com leve alta de 0,09%, atingindo 124.916,19 pontos. O dólar também registrava valorização de 0,96%, cotado a R$ 5,8848, acompanhando o movimento de alta nos juros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *