Como vai funcionar o Pix por aproximação? Saiba tudo sobre a novidade!

A partir desta sexta-feira (28), todas as instituições financeiras serão obrigadas a oferecer o Pix por aproximação, uma nova modalidade de pagamento que dispensa a necessidade de digitar a senha bancária. Inicialmente, a funcionalidade estará disponível apenas para celulares Android.

Com essa novidade, os usuários poderão realizar pagamentos simplesmente aproximando o celular da maquininha, utilizando a tecnologia Near Field Communication (NFC). Além disso, em compras online, o Pix poderá ser concluído com apenas um clique, sem precisar escanear QR Codes ou utilizar a função “Copia e Cola”.

Limites de transação

O Banco Central estabeleceu um limite máximo de R$ 500 por transação, mas os usuários poderão ajustar esse valor no aplicativo do banco, tanto para operações individuais quanto para o total diário.

Semelhança com cartões por aproximação

O Pix por aproximação segue a mesma lógica dos pagamentos por cartão de crédito e débito sem contato, modalidade que tem se popularizado no Brasil. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em setembro de 2023, 65% dos pagamentos presenciais já eram feitos por aproximação.

Bancos e maquininhas que já testaram a tecnologia

Até agora, a funcionalidade estava em fase de testes com bancos como Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, C6, Itaú, PicPay e Santander. No setor de maquininhas, 12 empresas já firmaram parceria com o Google para disponibilizar o pagamento por aproximação via Pix, incluindo Cielo, Getnet, Mercado Pago, Stone e SumUp.

Exclusivo para Android, por enquanto

Por enquanto, apenas o Google Pay está cadastrado no Banco Central como iniciador de pagamento, o que torna o Pix por aproximação exclusivo para celulares Android. Isso ocorre porque Apple Pay e Samsung Pay ainda não estão registradas no BC. No entanto, bancos como Bradesco e Banco do Brasil já começaram a oferecer a tecnologia dentro de seus próprios aplicativos, e a expectativa é que outras instituições façam o mesmo em breve.


Como ativar o Pix por aproximação no Google Pay?

1️⃣ Ativar o NFC no celular: vá em Configurações > Conexões ou Dispositivos Conectados.
2️⃣ Abrir o aplicativo Carteira do Google.
3️⃣ Clicar em “Adicionar à carteira”.
4️⃣ Escolher “Cartão de pagamento” e depois “Novo cartão de débito ou crédito”.
5️⃣ Seguir as instruções do app para concluir o cadastro.


Como pagar com Pix por aproximação?

No Google Pay:

  1. Solicitar o pagamento via Pix por aproximação no estabelecimento.
  2. Aproximar o celular desbloqueado da maquininha.
  3. Confirmar a transação na tela do celular com biometria, senha ou reconhecimento facial.

No aplicativo do banco:

  1. Abrir o app do banco e selecionar “Pix por aproximação”.
  2. Aproximar o celular da maquininha.
  3. Seguir as instruções do aplicativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *