A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (14), uma operação para apurar a disseminação de notícias falsas durante as eleições do ano passado em Várzea Grande (MT). Um dos principais alvos da investigação é Gustavo Henrique Duarte, atual secretário municipal de Assistência Social, que integra a gestão da prefeita Flávia Moretti (PL).
Durante o cumprimento dos mandados, Duarte foi preso por desacato aos agentes da PF e está sendo conduzido para a sede da instituição em Cuiabá. Além da residência do secretário, outros dois mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na capital mato-grossense.
A operação ocorre em meio à investigação contra a prefeita Flávia Moretti e seu vice, Tião da Zaeli (PL), que enfrentam uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelos diretórios municipais do MDB e do União Brasil. As siglas acusam a chapa de utilizar indevidamente as redes sociais para propagar fake news durante a campanha eleitoral, violando a Lei das Eleições.
Entre os episódios citados na AIJE, está a divulgação de um vídeo que mostra um homem supostamente tomando banho dentro do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG), além da disseminação de informações falsas sobre processos judiciais contra o ex-prefeito Kalil Baracat.
Ainda não há confirmação se a operação de hoje tem relação direta com a AIJE que tramita na Justiça Eleitoral. A Polícia Federal segue com as investigações para apurar o caso.