Rosangela Benta de Figueiredo, de 29 anos, morreu na tarde de domingo (9) após sofrer quatro paradas cardíacas no Hospital Beneficente Santa Helena, em Cuiabá. A jovem havia dado à luz na sexta-feira (7) e apresentou complicações após o parto, retornando à unidade hospitalar algumas vezes antes de falecer.
A Polícia Civil investiga o caso, pois a proprietária da casa onde Rosangela trabalhava como babá alega que houve negligência médica. O corpo da vítima foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) do Hospital Universitário Júlio Müller para determinar a causa da morte.
Segundo o boletim de ocorrência registrado pela patroa, Rosangela morava com ela há cerca de sete anos e deu entrada no hospital às 17h da sexta-feira para o parto. Após o procedimento, ela relatou fortes dores abdominais e foi medicada.
Mesmo assim, a jovem continuou sentindo dores e retornou ao Santa Helena na madrugada de domingo (9), onde recebeu nova medicação e foi liberada por volta das 4h. Já em casa, tentou evacuar várias vezes, pois havia sido informada de que as dores poderiam ser causadas por gases ou fezes, mas sem sucesso.
Diante do agravamento do quadro, com falta de ar e extremidades roxas, Rosangela voltou ao hospital, onde foi submetida a um raio-x e encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a patroa, ela estava consciente, mas muito fraca e com a saturação baixa. Antes de ser entubada, sofreu quatro paradas cardíacas e faleceu por volta das 16h.
Não há informações sobre o estado de saúde do recém-nascido.
Posicionamento do hospital
Em nota, o Hospital Beneficente Santa Helena lamentou o ocorrido:
“O Hospital Santa Helena sente muito pela perda da paciente R.B.F.X. Informamos que o corpo da paciente foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) para elucidação da causa da morte.”