Brasil firma acordo para exportação de 1,5 milhão de toneladas de soja sustentável para a China** Na manhã deste domingo (02/02/2025), representantes da COFCO International, da China Mengniu Dairy e da Sheng Mu Organic Dairy discutiram um acordo de cooperação estratégica durante evento realizado no novo terminal de exportação da COFCO, no Porto de Santos, em São Paulo.
O contrato prevê o fornecimento de 1,5 milhão de toneladas de soja certificada como sustentável, destinado ao mercado chinês, com entregas programadas para ocorrer entre 2025 e 2030 sob um sistema de cadeia de custódia de balanço de massa. De acordo com o acordo, a soja comercializada será submetida a auditorias independentes para confirmar que os insumos são livres de desmatamento e conversão (DCF) desde 31 de dezembro de 2020.
Além disso, as fazendas fornecedoras serão avaliadas para garantir a aplicação de práticas sustentáveis , que inclui a gestão responsável dos recursos hídricos, a conservação da biodiversidade e o respeito aos padrões éticos de trabalho. Luiz Noto, CEO da COFCO International Brasil, destacou em entrevista que “este acordo reflete a crescente demanda da China por commodities sustentáveis, beneficiando tanto o setor agrícola brasileiro quanto os produtores locais. O Brasil tem avançado significativamente em sustentabilidade, e iniciativas que reforçam essas conquistas ao mesmo tempo em que abrem novas oportunidades de mercado.” Segundo Noto, a operação é a continuidade dos embarques anteriores para a China, realizada no âmbito do Green Value Chain Taskforce – projeto do Fórum Econômico Mundial que reúne diversos atores globais para combater o desmatamento associado à produção de commodities.
O acordo também reafirma o compromisso da COFCO International em eliminar o desmatamento de suas cadeias globais de suprimentos de soja e milho até 2025, na medida em que vem sendo imposto por grandes empresas do setor para atender às exigências ambientais internacionais e às demandas do mercado consumidor.
Ao firmar este pacto, o agronegócio brasileiro reafirma sua posição de destaque no cenário global, demonstrando que a sustentabilidade pode caminhar lado a lado com a competitividade e a inovação no setor de exportação de commodities.