Franqueado atua como influenciador da marca por entender o consumidor e oferecer experiências personalizadas de acordo com as tendências e preferências locais
O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, com 8.515.759 quilômetros quadrados, ficando atrás apenas da Rússia, Canadá, Estados Unidos e China, e tem uma população de 212,6 milhões de habitantes, segundo levantamento do IBGE feito no último mês de julho. Um país tão amplo e com tanta diversidade étnica e cultural, permite que as empresas se beneficiem e ofereçam experiências personalizadas para conquistar o público em sua região, especialmente os negócios em modelo de franquias, que oferecem maior possibilidade de expansão.
Outro ponto positivo das franquias é o próprio franqueado. Ele é o principal agente da regionalização por conhecer as características do seu público, os costumes da região e as tendências do seu mercado. Todas essas características o tornam um influenciador da marca, capaz de atrair e fidelizar clientes.
Para Lucien Newton, vice-presidente da vertical de Consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, a regionalização é uma estratégia fundamental para as empresas alcançarem a liderança, especialmente em um mercado como o brasileiro. “Ao adaptar suas táticas de marketing e produtos para atender às necessidades e preferências específicas de cada região, as companhias podem aumentar sua relevância, conquistando a confiança e a fidelidade dos consumidores locais, além de otimizar seus investimentos, direcionando recursos para as localidades com maior potencial de crescimento e retorno, garantindo um negócio escalável e sustentável”, comenta.
Com mais de 300 lojas, espalhadas por todas as regiões do país, a Ecoville, maior empresa especialista em produtos de limpeza do Brasil, enxerga as dimensões continentais e a diversidade cultural brasileira como uma oportunidade de negócios, que permite a adaptação de seus mais de 800 produtos para diferentes localidades e perfis de clientes, oferecendo soluções de limpeza que atendem as necessidades locais, alinhadas ao atendimento personalizado, característica fundamental da empresa, estreitando os laços com as comunidades.
“Os franqueados da Ecoville e seus colaboradores são treinados para oferecer soluções especializadas sobre produtos de limpeza, atuando como influenciadores locais. Eles entendem as necessidades dos clientes e sugerem produtos adequados, garantindo soluções eficazes, satisfação e criando experiências positivas”, explica Cristiano Corrêa, CEO da Ecoville. “Além disso, as demonstrações presenciais permitem que os clientes vejam os produtos em ação, entendam seus benefícios e tirem dúvidas diretamente com os especialistas, o que aumenta a confiança e incentiva a compra”, acrescenta o executivo.
As empresas que conseguem oferecer experiências personalizadas e relevantes para os consumidores em nível local terão uma vantagem competitiva significativa no mercado. “O modelo de negócio da Ecoville foi formatado para estar presente onde houver necessidade de limpeza, ou seja, em todos os lugares. O conceito da marca é baseado na conveniência no modo One Stop Shop, que consiste em tudo relacionado à limpeza no mesmo lugar. Nesse sentido, nossas estratégias estão focadas em maximizar as chances de sucesso, minimizar os riscos de investimentos e aumentar a eficiência de vendas por meio da personalização da oferta de produtos, adaptando o atendimento às necessidades regionais, oferecendo produtos e serviços que atendam às especificidades de cada mercado”, finaliza o CEO.
Sobre a Ecoville
Fundada em 2007, a Ecoville é atualmente a maior rede de franquias de produtos de limpeza do Brasil. Com mais de 300 operações pelo país, a marca se posiciona como um centro de soluções de limpeza com especialistas no assunto para atender o consumidor final. A franquia comercializa um mix com mais de 800 SKus entre produtos, acessórios e equipamentos para limpeza residencial e profissional de alta qualidade.
Sobre a 300 Ecossistema de Alto Impacto
A companhia atua com o objetivo de alavancar negócios de forma inteligente, tornando as redes líderes de mercado em seu segmento. São mais de 90 marcas sócias, 11 mil franquias vendidas e mais de 45 mil empregos gerados. A estrutura do Ecossistema é composta por cinco verticais: Scale-Up, Consultoria, Educação, Aceleradora e Gestão, que são responsáveis em gerir mais de 1.300 franqueados e já formataram mais de mil franquias. A 300 Ecossistema de Alto Impacto registra um faturamento de R$ 8 bi em sell-out e implanta mensalmente mais de 200 unidades em todo Brasil.
FONTE ASSESSORIA
FOTO FREEPIK