Além de representar os advogados e advogadas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem como relevante papel ser defensora da Constituição Federal e da sociedade civil organizada.
“Só existe advogado porque existe o cidadão, e sem advogado não há justiça”, pontua o candidato pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), o advogado criminalista Pedro Henrique Marques.
Formada por jovens advogados e que pela primeira vez disputam os cargos eletivos na Seccional da Ordem, a Chapa 4 – Silva Freire, segundo Pedro Henrique, visa resgatar a Instituição dos tempos daquele que dá nome à mesma.
“Era uma OAB em que não existia nenhum tipo de vínculo da instituição com o poder público. Então, queremos uma OAB independente, em que o compromisso seja com a advocacia e a sociedade”.
Com 34 anos, Pedro Henrique é o candidato mais jovem na disputa pelo triênio 2025/2027, mas com amplo conhecimento de gestão da Ordem, reconhecido pela advocacia, desde quando atuou na Comissão do Jovem Advogado e, de igual modo, como atual procurador das Prerrogativas da OAB.
Junto com ele, a Chapa Silva Freire tem na disputa para vice o advogado Armando Cândia, com mais de 20 anos de experiência na área jurídica, atuando também como professor universitário. As diretorias serão lideradas por mulheres: Bárbara Monteiro na secretária-geral, Adriana Meireles como secretária-geral adjunta e Nathalia Nascimento Pistorello como tesoureira da Seccional da OAB. Concorre como presidente da Caixa de Assistência, a advogada Raquel Braz Machado.
“O nosso diferencial é realmente a renovação e participação de advogadas e advogados que nunca ocuparam cargos eletivos da entidade. E que enxergam que a OAB é uma defensora do Estado de Direito, da sociedade civil organizada e que deve retornar o protagonismo na construção de uma sociedade mato-grossense, pois temos visto uma OAB tímida, omissa e que não se coloca no seu papel que é de debater e enfrentar. Deixar de ser comentarista de fatos e voltar a ser a instituição de outrora, sempre na vanguarda dos acontecimentos políticos e sociais”.
Pela primeira vez, em Mato Grosso, a eleição ocorrerá de forma online, marcada para o dia 18 de novembro, das 9h às 17h.
FONTE E FOTO ASSESSORIA