Em decisão publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso de ontem (20), o governador Mauro Mendes (UB) determinou a demissão do fiscal de tributos Marcel Souza de Cursi, que ocupou o cargo de secretário estadual de Fazenda, na gestão do ex-governador Silval Barbosa, entre os anos de 2011 e 2014.
Marcel foi alvo da Operação Sodoma, deflagrada pela Polícia Civil em 2015, preso por suspeita de corrupção. Ele respondia a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) desde 2019, após ser acusado de receber propina de empresas para favorecimento destas dentro do Governo.
Ele chegou a ser preso em 15 de setembro de 2017, no extinto Centro de Custódia da Capital (CCC), o “Presídio do Carumbé”; porém, ganhou a liberdade 1 ano e 10 meses depois, em 2019.
A operação investigou fraudes na concessão de incentivos fiscais a empresas dentro do Governo do Estado, através do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic). De acordo com as investigações, a organização criminosa, da qual de Cursi fez parte, cobrava os valores indevidos de empresários para mantê-los como beneficiários do programa, bem como para manter contratos vigentes com o Estado.
Ao final, Mendes determinou ainda que a defesa do ex-secretário seja notificada da decisão, bem como a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT).
fonte redação
foto secom mt