Turismo em Chapada dos Guimarães volta a ser prejudicado pelas queimadas

O circuito das cachoeiras, um dos principais atrativos do Parque Nacional (Parna) de Chapada dos Guimarães, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, foi fechado temporariamente para visitação por conta dos incêndios florestais.

Esse é o segundo ponto turístico na região com as atividades suspensas por conta do fogo que consome a vegetação local, em menos de uma semana.

A decisão foi anunciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no domingo (1º). Não há estimativa para restabelecimento do acesso.

A medida visa a evitar riscos aos visitantes e a preservação do patrimônio natural, um dos mais frequentados do país, com mais de 147 mil visitas em 2023.

Dentro e fora da unidade de conservação, a estimativa é de que cerca de 14 mil hectares já foram atingidos pelas chamas.

Destes, 1,5 mil hectares no interior do Parque de Chapada dos Guimarães.

Na última quinta-feira (29), o Morro São Jerônimo, um dos pontos mais alto do parque e com mais de 800 metros de altitude, também foi fechado para visitação pública.

Ainda no domingo, na região de Chapada dos Guimarães, 31 bombeiros, com apoio de um avião, atuavam no combate aos incêndios nos Mirantes Morro dos Ventos, Atmã, Penhasco e Geodésico, no Morro do Chapéu e na região do Bananal, no Manso; além da área de proteção ambiental municipal “Aricá-açu” e Distrito da Guia, em Cuiabá.

FOTO: ICMBIO

FONTE REDAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *