contra infraestruturas críticas no sul e leste do país ucraniano.

Foto: Gabinete do Presidente da Ucrânia via EBC
O ataque ocorreu em retaliação ao bombardeio da cúpula acima de um reator desligado na usina nuclear de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia.
O conselho municipal de Zvyahel, na região de Zhytomyr, emitiu um alerta à população para permanecer em casa devido à poluição do ar causada pelo ataque aéreo russo a um objeto de infraestrutura crítica na comunidade. Embora não tenha havido vítimas civis, a ameaça de poluição do ar representa um risco significativo, levando à recomendação de permanecer em ambientes fechados.
A defesa aérea ucraniana conseguiu derrubar 17 dos 24 drones Shahed, fabricados no Irã, usados pela Rússia no ataque. Além disso, um míssil aéreo guiado Kh-59 lançado pela Rússia foi destruído na região de Dnipropetrovsk. Apesar dos esforços defensivos, danos significativos foram registrados em instalações de logística e transporte, bem como em postos de gasolina.
Esses eventos destacam a crescente intensidade dos confrontos e a ameaça contínua à segurança e infraestrutura da Ucrânia, enfatizando a urgência de esforços diplomáticos para buscar uma solução pacífica para o conflito.