No Dia do Empreendedorismo Feminino, Grupo Boticário muda fachadas de lojas em todo o Brasil para homenagear franqueadas

Campanha inédita mudará as fachadas de lojas de O Boticário, além de conceder espaço na mídia para destacar histórias de mulheres que empreendem no ecossistema de beleza da companhia
No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro, o Grupo Boticário
cria uma campanha potente e inédita para dar luz às mulheres brasileiras que encaram os desafios
diários de ter seu próprio negócio. A empresa prestará uma homenagem a todas as empreendedoras por
meio de um reconhecimento às que integram seu ecossistema de beleza e que seguem construindo
seus negócios com protagonismo.

Para conscientizar consumidores e sociedade como um todo sobre a relevância do empreendedorismo
feminino, o Grupo leva as histórias dessas mulheres para a mídia com o conceito “Elas movem
negócios, elas movem o Grupo Boticário” e, com um gesto ousado e inovador, mudará as fachadas das
lojas de O Boticário espalhadas por todo o país.

A ação terá foco principal nas franqueadas do Grupo Boticário, que têm seus nomes estampados no
exterior da loja junto à marca. Assim, as fachadas de 5 unidades, nas cinco regiões do país, se
transformam em uma homenagem: “O Boticário da Tiza”, por exemplo, que é franqueada do Grupo
Boticário em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Ela sucedeu sua mãe, Regina Cordeiro, que na década de
1980 recebeu uma caixa de produtos da marca como presente e, incentivada pela irmã, passou a
vendê-los. Com o sucesso na empreitada, Regina conseguiu realizar a abertura da primeira loja. Anos
depois, a filha Tiza começou a trabalhar na loja e assumiu o negócio da família ainda jovem, e com
dedicação, estudos e superação de desafios, ela expandiu o negócio. Hoje, Tiza celebra o sucesso da
parceria com o Grupo Boticário, com a terceira geração, também de mulheres, com as filhas Camila e
Florença, já atuando na gestão das 16 lojas da família.

Todo este movimento tem o objetivo de mostrar ao consumidor que ali, naquela loja, há uma mulher que
é a líder e proprietária do empreendimento. Já as revendedoras, responsáveis pelos canais de venda
direta de marcas da companhia, donas de salões de beleza e empreendedoras que estão iniciando sua
jornada, representadas pelas mulheres que passaram pelo Empreendedoras da Beleza, programa de
formação e capacitação promovido pelo Grupo Boticário, também serão celebradas ganhando voz,
abrilhantando espaços midiáticos, nas redes sociais e em conteúdos patrocinados pela empresa,
mostrando que elas são as protagonistas de suas próprias histórias.
Renata Gomide, Vice-Presidente de Consumer do Grupo Boticário, ressalta que impulsionar o
empreendedorismo feminino é uma missão essencial na busca por uma sociedade mais inclusiva e
justa. “Enquanto empresa, nosso maior propósito é criar oportunidades para que a beleza possa
transformar vidas e impactar a sociedade de maneira duradoura. No Brasil, sabemos que as
empreendedoras enfrentam desafios significativos, como a dificuldade de acesso ao crédito, a
sobrecarga de trabalho e a falta de apoio para conciliar carreira e família. Com esta campanha,
queremos homenagear a força e a resiliência dessas mulheres, reconhecendo o protagonismo de suas
próprias histórias e oferecendo o suporte necessário para que possam prosperar, superando obstáculos
e contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades. Para nós, isso é crescimento
compartilhado”, afirma Renata.

Vera Lucia Marcelino, proprietária de um salão de beleza em Pinhais, região metropolitana de Curitiba
(PR), que empreendeu no ramo durante a pandemia, exemplifica sua trajetória percorrida com muita
coragem e resiliência. “Não tinha muita noção de gestão. Comecei com a cara e com coragem. Depois
dei uma guinada, comecei a acreditar mais em mim e no que eu poderia alcançar e o que eu merecia”,
declara ela. “Hoje só tenho motivo pra agradecer, tenho orgulho. Me tornei a mulher que eu admirava.
Se eu cheguei aqui sozinha foi porque acreditei muito no meu potencial, agora, com o apoio do Grupo
Boticário por meio da marca Truss, eu vou longe”, complementa a empreendedora, que participa de
eventos, treinamentos e outras atividades em parceria com a marca, a fim de aprimorar a capacitação e
oferta de serviços para as suas clientes.

Mais do que homenagear, a campanha celebra e reconhece a força do empreendedorismo feminino que
tem o Grupo Boticário como grande apoiador e fomentador, afinal empreender está na essência e no
DNA do Grupo, desde a fundação da sua primeira marca, O Boticário. Atualmente, essas mulheres
representam uma parte essencial do ecossistema de beleza da empresa, sendo um pilar estratégico
para todo o negócio e gerando valor às marcas de consumo. Atualmente, as marcas do Grupo Boticário
compõem a maior rede de franquias de beleza do Brasil, na qual 63% das franquias são lideradas por
mulheres, com mais de 4 mil pontos de lojas físicas presentes em 1.780 cidades e nos 26 estados
brasileiros. Além disso, a base de revendedoras de venda direta é formada em 86% por mulheres.
A nova campanha alinha-se aos Compromissos para o Futuro e metas ESG do Grupo Boticário, que está
em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A empresa vê na
comunicação e no marketing uma oportunidade de mostrar o impacto do empreendedorismo feminino,
inspirando outras mulheres a empreender. Essa ação destaca o propósito de reconhecer as mulheres
como protagonistas de suas histórias, representando um marco no setor de beleza ao fortalecer uma
rede de empreendedoras e reafirmar o compromisso do Grupo em dar voz a cada uma delas.
Jornada ESG: Iniciativa com propósito, transformação e impacto.
Atento às necessidades e aos desafios das empreendedoras, o Grupo Boticário promove iniciativas
sólidas de suporte e qualificação ao empreendedorismo que já impactaram mais de 17 milhões de
pessoas. Conduzidas pelo Instituto Grupo Boticário, que completa 20 anos esse mês, elas promovem a
capacitação e o empoderamento das mulheres, fortalecendo conexões e impulsionando o
desenvolvimento feminino no seu ecossistema de beleza.
Tal movimento se faz muito necessário e essencial, já que aproximadamente 1⁄4 das mulheres
empreendedoras já sofreram preconceito por serem mulheres em seus negócios, de acordo com
pesquisa realizada pelo SEBRAE em 2023. Além disso, 76% das mulheres sentem-se sobrecargas ao
tentar equilibrar os cuidados com a família e a empresa, em comparação com 55% dos homens.
Reconhecendo a relevância desse cenário, o Grupo Boticário se dedica a fortalecer a presença feminina
no setor, posicionando-se como um parceiro essencial para essas mulheres.

Com uma atuação genuína e consistente em impacto social, incluindo compromissos publicamente
assumidos até 2030, a empresa se destaca como referência no mercado ao investir na capacitação e
aceleração do empreendedorismo feminino, que é um importante aliado na redução das desigualdades
de gênero e na promoção da independência financeira.

Entre as principais ações, destaca-se o programa Empreendedoras da Beleza, que capacita mulheres
em situação de vulnerabilidade social, que de 2021 a 2023 já criou mais de 200 mil oportunidades para
mulheres em todo o país. Em continuidade, o EB Day é uma versão condensada deste programa, com 8
horas de aulas práticas sobre técnicas de maquiagem, atuando como uma porta de entrada para outras
formações e já implementado em São Paulo e Curitiba.

Conheça mais sobre as histórias inspiradoras das empreendedoras e dos projetos e ações do Grupo
Boticário em apoio ao empreendedorismo feminino. Acesse https://www.grupoboticario.com.br/
Sobre Grupo Boticário

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40
países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, TRUSS, Tô.que.tô,
Au.migos Pets e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio
Oil, Nuxe e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas,
rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de
beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por
meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil
lojas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG
embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por
meio da sua jornada ESG pautada em fazer o certo e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos
voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje
agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 110 mil
pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e
culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em
fonte e foto assessoria

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