Os deputados federais José Medeiros (PL), Nelson Barbudo (PL) e Juarez Costa (MDB), de Mato Grosso, não participaram da votação do projeto que isenta do Imposto de Renda trabalhadores que recebem até R$ 5 mil mensais. A proposta foi aprovada na noite de quarta-feira (1º) por unanimidade, com 493 votos favoráveis.
Medeiros justificou ausência afirmando que estava em voo de retorno da Europa no momento da votação. Já Barbudo e Juarez Costa não compareceram devido a problemas de saúde.
Apesar das faltas, a bancada mato-grossense esteve representada. Votaram a favor do projeto os deputados Coronel Assis (União), Coronel Fernanda (PL), Emanuelzinho (MDB), Gisela Simona (União) e Rodrigo Zaeli (PL).
O texto, de autoria do Governo Federal, além da isenção, cria um imposto adicional de 10% sobre rendimentos tributáveis anuais acima de R$ 600 mil — atingindo cerca de 141,4 mil contribuintes de alta renda, que hoje recolhem em média 2,5% de IR sobre seus ganhos totais, incluindo lucros e dividendos.