Palestra vai  debater proteção de crianças diante da violência familiar; se inscreva

 

No próximo 16 de outubro, acontece o evento Desmistificando as leis,  palestra que busca ampliar o olhar sobre a violência doméstica e familiar. A proposta é interdisciplinar e pretende discutir temas como separações conflituosas, feminicídios e suicídios masculinos atingem diretamente as crianças, consideradas o elo mais vulnerável dessas situações.

O evento contará com a participação do advogado especialista em alienação parental, Alex Sandro Rodrigues Cardoso e da delegada Jannira Laranjeira, especialista no enfrentamento á violência contra mulher e gestão em segurança publica , além da organizadora e idealizadora do evento, Tatiane Castro Salim, que destaca: “Quando a violência explode dentro da família, a criança não perde apenas a convivência: ela perde referências, proteção e futuro. Muitas vezes, fica órfã de pai e mãe ao mesmo tempo, seja pela morte, seja pelo afastamento emocional. É hora de pensar em políticas públicas que assegurem o olhar para elas.”

O momento será voltado  para alunos e profissionais de Serviço Social, Psicologia, Psiquiatria, Direito, Polícia Militar , Alunos da Polícia Militar e Conselhos Tutelares, buscando uma abordagem interdisciplinar. A proposta é despertar consciência e provocar ação prática, unindo áreas que, muitas vezes, tratam o problema de forma isolada.

“Em vez de falar apenas de violência, precisamos falar de atenção e de apoio. Onde o homem pode se apoiar? Como a mulher pode encontrar respaldo? Como a criança pode ser protegida de fato? Essas são as perguntas que queremos trazer para a mesa”, reforça a organização.

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCBwZv8SaHqQaXgvWTH8KN8_kSznBH28KhqWKX2nswtOGGFA/viewform?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAadKrJHXI2yXXETpiuFOg3AM0BZfe-6sJ5-fP70D3ZRS2QcqgJztBrejx1eiCw_aem_F5ozcVIntlkbFvLwsEk00w

 

O encontro também pretende discutir a efetividade da aplicabilidade das leis já existentes. Para além do texto jurídico, a reflexão será sobre como políticas públicas podem se traduzir em acolhimento real e prevenir a escalada de tragédias familiares.

Com esse movimento, os organizadores esperam fomentar uma nova cultura de prevenção, acolhimento e proteção integral à criança, unindo esforços entre sociedade civil, órgãos públicos e universidades.

Delegada de Polícia Civil há 12 anos, Dra. Jannira Laranjeira  é especialista em Direito Público, Gestão em Segurança Pública e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Atuou na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa por dois anos e esteve à frente da Delegacia da Mulher por quatro anos, com foco no enfrentamento à violência doméstica e aos crimes sexuais contra mulheres, ela destaca a importância do debate : “o encontro é também uma oportunidade de pensar em práticas mais efetivas”.

Já Cardoso ressalta que a conscientização é o primeiro passo, “O verdadeiro caminho é conscientizar a todos sobre a necessidade de uma parentalidade positiva e saudável, de relações familiares e domésticas equilibradas, porque a família é a base da sociedade e precede a todos os demais ramos do Direito.

O encontro vem com uma proposta inovadora de ampliar o debate e trazer a tona novos caminhos e visões de futuro para o tema tão sensível para a sociedade.

A entrada é solidária, um litro de leite  e permite que o público participe de uma noite de aprendizado e reflexão em temas jurídicos, enquanto contribui com a Casa Lar. Cada gesto, por menor que pareça, transforma-se em apoio real a crianças e adolescentes que precisam, unindo conhecimento e solidariedade em um único evento.

Serviço

Dia: 16 de outubro

Horário: 19h

Local: UNIPARY – Anexo da Pastre Oliveira Investimentos

Contribuição solidária:

1 litro de leite (doação para Casa Lar)

 Inscrição + seguir @tatianegomesdecastro no Instagram e o PodCastrocast no YouTube

Realização: UNIPARY | ABA | Associação Brasileira de Advogados de Caarapó

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *