POPULAÇÕES TRADICIONAIS Quilombos de Mato Grosso discutirão políticas públicas em encontro no Museu

Quilombos de Mato Grosso discutirão políticas públicas em encontro no Museu
Será uma celebração de Cultura e Sustentabilidade, com o objetivo de tratar demandas para a promoção e salvaguarda das comunidades

Durante três dias, comunidades quilombolas do Estado de Mato Grosso participarão do “1º Encontro de Quilombos no Museu”, de História Natural, com o objetivo de dar voz sobre a realidade desses povos, com painéis de diálogo e escuta, cujas demandas levantadas serão apresentadas às autoridades. Aberto ao público, o evento será entre os dias 01 e 03 de outubro, e contará com apresentações culturais vibrantes, feira de produtos da roça e artesanato, além de oficinas de capoeira, tranças e pinturas corporais para as crianças, garantindo a preservação e transmissão da cultura quilombola entre as gerações.

Participarão desse encontro comunidades quilombolas vindas dos municípios de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Vila Bela da Santíssima Trindade.

O encontro é um projeto patrocinado pela Secretaria de Estado, Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), organizado pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS), por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Lúdio Cabral, e apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Propõe, além da valorização cultural, uma discussão aprofundada ao público, em saber dos anseios com foco em práticas sustentáveis: quem são os participantes, o que as pessoas trouxeram para o encontro, quais as necessidades e maiores dificuldades no âmbito de Segurança, Saúde e Educação, por exemplo. O evento também oferece certificados de participação, reforçando o compromisso com a educação e a inclusão.

QUEM SÃO OS QUILOMBOS?

São comunidades formadas por pessoas negras que resistiram à escravidão e construíram modos de vida baseados na liberdade, na coletividade e na preservação cultural. Hoje, essas comunidades detêm reconhecimento legal (CF/88, Art. 68) como remanescentes de quilombo, garantindo direitos territoriais e culturais.

Segundo a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) existem 78 comunidades quilombolas com registro em Mato Grosso, no entanto, é conhecido que existem mais de 200 Quilombos no Estado.

PROGRAMAÇÃO

Aberto ao público, o 1º Encontro de Quilombos no Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), será realizado na sede do Museu, localizado na Casa Dom Aquino (datada de 1842), na avenida Manoel José de Arruda, 2000, em Cuiabá. A abertura será às 17h, do dia 01 de outubro, com apresentações culturais das comunidades quilombolas.

Segue nos dias 02 e 03 e outubro, das 8h às 17h, com painéis de discussão, exposições de banners com trabalhos acadêmicos, vídeos e fotografias que enriquecerão ainda mais o evento, permitindo uma reflexão sobre a identidade e a luta das comunidades quilombolas.

Além de feira de produtos da roça (agricultura familiar) e artesanatos diversos, que proporcionará ao público em geral adquirir riquezas de obras dessas comunidades, que prometem encantar os participantes.

O evento também oferecerá oficinas de capoeira, tranças e pinturas corporais para aproximadamente 200 crianças de quatro escolas da rede pública de ensino, que terão a oportunidade de vivenciar experiências que mantêm viva a tradição quilombola.

Este encontro promete fortalecer os laços entre as comunidades quilombolas, impulsionar práticas sustentáveis e dar visibilidade desses povos em todo o Estado de Mato Grosso.

Mais informações pelo contato (65) 99686-7701.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *