Um homem identificado apenas como Chicão, de aproximadamente 60 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica fatal no início da tarde desta quinta-feira (18), no bairro Jardim União, divisa com o Jardim Paraisópolis, região norte de Cuiabá.
Segundo informações preliminares, a vítima tentava realizar uma ligação clandestina de energia, conhecida como “gato”. Durante a ação, Chicão teria encostado na rede elétrica e acabou ficando preso aos fios de alta tensão, morrendo ainda no local.
O acidente ocorreu na Rua Rodrigues de Campos, nº 1034, por volta das 12h.
Equipes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) estiveram na cena para realizar os trabalhos periciais. A Energisa Mato Grosso também foi acionada para desligar a rede e permitir a retirada do corpo, já sem vida, pelos socorristas.
Riscos e consequências
A Energisa reforça que manipular a rede elétrica sem autorização é extremamente perigoso, podendo causar choques fatais. Além disso, a prática é considerada crime pelo Código Penal:
-
Art. 155, §3º – Furto de energia elétrica
-
Art. 171 – Estelionato, em caso de fraude para obter vantagem
-
Art. 163 – Dano, quando há prejuízos à rede elétrica
A concessionária alerta que, diante de problemas, a população deve sempre acionar a empresa responsável, evitando tragédias como a registrada nesta quinta-feira em Cuiabá.