Considerado o ponto de encontro do setor elétrico, a 52ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico – CINASE Região Centro-Oeste, ocorrerá na capital de Mato Grosso, Cuiabá, entre os dias 01 e 02 de outubro de 2025, no Centro de Eventos Cenarium Rural. Organizado pelo Grupo O Setor Elétrico, um dos principais veículos de comunicação especializados do segmento, o evento é voltado a toda a cadeia de energia elétrica de Cuiabá e região, com debates e palestras sobre temas técnicos e discussões sobre políticas energéticas e as novas tecnologias que estão modificando e revolucionando o setor elétrico brasileiro.
Durante os dois dias de Congresso, a 52ª edição do CINASE deverá contar com a participação de mais de 60 palestrantes, entre especialistas renomados do universo das instalações elétricas, provedores de tecnologia e de profissionais, além de dirigentes de empresas e instituições do setor elétrico, sediadas no estado de Cuiabá e região.
Além do conteúdo de alta qualidade técnica, o evento conta ainda com uma área de exposição com mais de 25 empresas do setor elétrico, entre fabricantes, distribuidores de materiais elétricos e prestadores de serviço. Somados, congresso e feira de negócios, os ambientes proporcionam um ecossistema ideal para atualização profissional, realização de negócios e muito networking.
“Criado em 2010, o CINASE tem viajado por diferentes estados brasileiros, ao menos quatro vezes ao ano, com o objetivo de disseminar informações técnicas do setor elétrico, agregadas ao conhecimento que cada Estado tem a oferecer. Com este formato itinerante, o evento se consolidou como um dos mais relevantes para o segmento no país, a partir de debates e palestras que tratam sobre as principais novidades e as novas tecnologias da cadeia elétrica nacional e internacional, além de discutir questões normativas do universo da eletricidade”, explica o diretor do grupo O Setor Elétrico, Adolfo Vaiser.
Nesta edição, quarta de 2025, serão discutidos temas que estão na agenda dos principais players do setor elétrico, dentre eles: segurança cibernética, redes inteligentes e transição energética, overview sobre o cenário de desenvolvimento e de investimentos em fontes, como eólica e solar, na região de Cuiabá, cenário e perspectivas sobre as redes enterradas de média tensão, os desafios e as oportunidades para tornar o sistema mais eficiente, engenharia na prática pela visão das maiores empresas de engenharia e instalação, as vantagens da GD e as oportunidades de desenvolvimento com armazenamento de energia, entre outras pautas de discussões técnicas.
Os temas mencionados serão debatidos por profissionais de alto nível técnico e por executivos de instituições e empresas que são os verdadeiros formadores de opinião do Setor Elétrico. Entre as instituições em empresas apoiadoras do evento, estão a ABEE-MT (Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas), Allvar Engenharia, CCR montagens industriais, CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), CREA-MT, CRT-01 (Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1° Região), E4 Energia, Elétrica Paraná, Instituto Federal Mato Grosso, Mútua, NIEPE UFMT, OHMEGA, PET – Engenharia Elétrica UFMT, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFMT, Qualifio, Sindenergia MT, SINTEC-MT, dentre outros.
Prêmio O Setor Elétrico
Com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a projetos e iniciativas que apresentem soluções inovadoras para o aprimoramento da qualidade e segurança da engenharia elétrica, foi criado, em 2018, o Prêmio O Setor Elétrico. Realizado sempre na véspera de cada edição do CINASE, a premiação é dividida em cinco categorias: Inovação Tecnológica; Instalações Elétricas; Projeto Luminotécnico; Pesquisa & Desenvolvimento; e Energias Renováveis.
“A proposta do Prêmio é incentivar o respeito às normas técnicas e ao desenvolvimento de soluções cada vez mais sustentáveis e eficientes para as instalações brasileiras. A avaliação dos projetos é feita por um grupo de jurados reconhecidos no segmento, e a premiação se destina, entre outros públicos, a universidades, concessionárias de energia, centros de pesquisa, instalações elétricas comerciais e industriais, grandes indústrias, empresas de engenharia, consultorias e projetos locais”, ressalta o coordenador técnico no CINASE, Prof. Danilo de Souza.
Para mais informações sobre as categorias, regulamento e os prazos de inscrição, acesse o portal- https://premioose.com.br/. Inscrições: https://www.cinase.com.br/eventos/52o-circuito-nacional-do-setor-eletrico-cuiaba/