Para discutir alternativas ao impasse técnico envolvendo as áreas úmidas de Mato Grosso, o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), participou de uma reunião, nesta terça-feira (9), para discutir fiscalizações realizadas em áreas com drenos, onde as renovações de licenças para plantio vêm sendo negadas.
Para o parlamento a preocupação se refere a ausência de regulamentação por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), tem impedido a continuidade das atividades produtivas, com estimativa de impacto superior a 4,8 milhões de hectares em Mato Grosso.
“Estamos diante de um impasse que afeta diretamente milhares de produtores e milhões de hectares em Mato Grosso. A ausência de uma regulamentação clara por parte da Sema tem levado à negativa de licenças e à paralisação de atividades produtivas em áreas úmidas com drenos. Nosso objetivo é construir, junto ao Governo do Estado e aos órgãos ambientais, uma solução equilibrada, que garanta a preservação ambiental, mas também a continuidade da produção, do emprego e da renda no campo. Precisamos de regras transparentes e seguras para que quem produz possa trabalhar com responsabilidade e dentro da lei”, reforçou o parlamentar.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), reforçou seu compromisso na busca por soluções definitivas no uso sustentável dessas terras no estado. “Nós não podemos aceitar que essa situação perdure por mais tempo. O produtor precisa ter a tranquilidade de poder produzir na sua terra sem que haja o medo de ser multado. Junto com os deputados Moretto e Dr. Eugênio, vamos seguir procurando alternativas para o setor”, assegurou o presidente da Assembleia Legislativa.
Participaram do encontro o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, Marcos Bravin, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Lucas Beber, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, o presidente da Câmara de Vereadores de Primavera do Leste, Marco Aurélio (PRD) e o diretor-executivo do Fórum Mato-grossense da Agropecuária, Xisto Bueno.
Áreas úmidas
As áreas úmidas de Mato Grosso são ecossistemas onde a presença de água, permanente ou temporário, onde mantém o solo encharcado por longos períodos, criando condições próprias de vegetação e fauna. Essas áreas são protegidas pelo