A programação contará com palestras de especialistas renomados que abordarão desde conceitos gerais de faturamento e renda até estratégias de gestão de risco no sistema financeiro. Sendo eles: Fábio Silveira abordando conceitos de faturamento e renda – últimos anos e cenário atual; Dr. Lutero de Paiva salientando sobre o alongamento de dívidas – aspectos legais e práticos; Ângelo Ozelame pontuando estudo de casos – situações adversas e análise de decisões; Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Dr. Mário Kono, demonstrando métodos consensuais de solução de conflitos; e João Ferrari Neto evidenciando dados de inadimplência e renegociações.
Para o vice-presidente Oeste da Aprosoja MT, Gilson Antunes de Melo, a expectativa é que o Fórum seja um espaço de construção coletiva, capaz de auxiliar o produtor rural a encontrar caminhos viáveis para manter seu negócio em equilíbrio.
“O lema da Aprosoja MT é “Juntos na lida e na vida”. Embora alguns produtores não estejam vivendo esse problema agora, mas se continuar nesse cenário que estamos vivendo, certamente esse produtor lá na frente estará no mesmo barco. Então é hora de unirmos forças e todos juntos buscar alternativas para mudarmos isso. Quanto mais pessoas discutindo o mesmo problema, certamente a solução encontrada vai ser mais assertiva. E quando entram na entidade, como a Aprosoja MT, com a força de mais de 9 mil associados, as portas se abrem com mais facilidade, os órgãos competentes vão olhar com outros olhos e também vão se unir para enfrentar essa dificuldade que estamos passando”, destacou Gilson.
O vice-presidente Oeste da Aprosoja MT reforça ainda o convite a todos os produtores que têm dúvidas sobre participar do encontro.“Vá ao evento, mesmo que não esteja enfrentando esse problema, porque uma hora você pode ter outro problema, que certamente a Aprosoja MT estará com todos os seus associados solidários com você”, concluiu.
A Aprosoja MT reforça o convite a todos os produtores e à sociedade em geral para participarem desse importante espaço de debate e conhecimento, onde serão discutidas alternativas para enfrentar o crédito e o endividamento rural.