Militante de esquerda hostiliza e ameaça advogado na UFPR

O advogado Jeffrey Chiquini, conhecido por defender figuras ligadas ao campo conservador, foi alvo de hostilidade e até ameaças de morte na noite desta terça-feira (9), dentro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Ele participaria de uma palestra sobre o Supremo Tribunal Federal (STF), ao lado do vereador Guilherme Kilter (Novo-PR).

Assim que chegaram ao prédio histórico da instituição, os convidados foram cercados por cerca de 500 estudantes e militantes de esquerda, que entoavam palavras de ordem como “recua, fascista” e impediram o acesso ao Salão Nobre. Durante a confusão, Chiquini relatou ter sido ameaçado de morte, acusado de fascista e de envolvimento em uma suposta “trama golpista”.

Diante da tensão, os palestrantes foram levados à sala dos professores e a Polícia Militar foi chamada. O vereador Kilter afirmou ter sido alvo de empurrões, tapas e ainda teve o celular roubado. Já o vereador Rodrigo Marcial, também convidado para mediar a atividade, disse ter sofrido socos, pontapés e uma paulada na cabeça. Duas pessoas foram presas por agressão.

A UFPR informou que a atividade “O STF e a interpretação constitucional” havia sido cancelada momentos antes, por decisão da professora responsável. Mesmo assim, segundo a universidade, os convidados tentaram forçar a entrada, empurrando o vice-diretor do setor de Ciências Jurídicas. A instituição repudiou os atos de violência e afirmou que mantém seu compromisso com a liberdade de expressão e o Estado Democrático de Direito, mas criticou a atuação da Polícia Militar, classificada como desproporcional diante dos manifestantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *