O prefeito Abilio Brunini (PL) deve anunciar ainda nesta terça-feira (29) a saída da secretária de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio. Um interino deve ser anunciado logo mais, em coletiva de imprensa na sede da Prefeitura.
A saída da secretária ocorre após uma série de reclamações de vereadores da base do prefeito.
Além do desgate na relação, vereadores reclamavam dos resultados entregues por Lúcia Helena.
Parlamentares ouvidos pela reportagem sob condição de anonimato disseram que até a compra de medicamentos estava com dificuldades, isso às vésperas do mês de agosto. A mudança, para esses vereadores, é positiva porque traz a possibilidade de fechar o ano de forma positiva.
Lúcia Helena, que tem uma trajetória de atuação nas entidades representativas dos médicos, chegou a ser cogitada como vice de Abilio, mas a construção da chapa do Partido Liberal e o Partido Novo fez com que o nome fosse deixado de lado.
A secretária estava no comando da Saúde da Capital desde o início da gestão de Abilio.
Em nota a Prefeitura de Cuiabá confirmou, nesta terça-feira (29), a nomeação de Danielle Carmona Bertucini como nova titular da Secretaria Municipal de Saúde.
A decisão foi anunciada pelo prefeito Abilio Brunini (PL) e marca uma tentativa de reposicionar a gestão diante das pressões políticas e críticas à condução da pasta.
Danielle é servidora de carreira do município e ganhou destaque ao comandar a Secretaria durante a intervenção estadual entre março e dezembro de 2023. Na época, sua atuação foi determinada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso diante da crise sanitária e administrativa vivida pela capital.
Ela substitui a médica Lúcia Helena Barboza, que deixou o cargo após desgaste com vereadores da base aliada.