Maioria dos brasileiros prefere outro candidato no lugar de Bolsonaro

 

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (5/6) revela que 65% dos eleitores brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria abrir mão de disputar as eleições de 2026 e apoiar outro candidato. Apenas 26% defendem que ele mantenha a candidatura, mesmo estando atualmente inelegível. Outros 9% não souberam ou preferiram não responder.

Bolsonaro foi declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante as eleições de 2022.

A pesquisa entrevistou 2.004 pessoas presencialmente entre os dias 29 de maio e 1º de junho de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.

Cenários de 2º turno: Lula empata com cinco nomes

O levantamento também testou possíveis cenários de segundo turno em 2026. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece tecnicamente empatado com cinco possíveis adversários: Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Jr. (PSD), Eduardo Leite (PSD) e o próprio Jair Bolsonaro.

No caso específico entre Lula e Bolsonaro, ambos aparecem com 41% das intenções de voto, dentro da margem de erro. Em abril, Lula vencia todos os nomes testados, com empate apenas com Bolsonaro. A mudança indica um novo equilíbrio no cenário eleitoral.

Imagem de saída

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *