Na tarde desta quinta-feira (15), uma força-tarefa integrada pela Polícia Federal (PF) e pela Força Aérea Brasileira (FAB), com apoio das forças de segurança estaduais de Mato Grosso e Goiás, realizou mais uma ação de combate ao tráfico de drogas no Norte do país. A operação resultou na apreensão de aproximadamente 200 quilos de skunk, uma variedade concentrada de maconha.
As forças federais e estaduais compartilharam informações de inteligência e realizaram o monitoramento aéreo de uma aeronave de pequeno porte, que foi identificada em espaço aéreo brasileiro. A partir desse momento, o avião passou a ser acompanhado de perto pela FAB e pela PF.
Ao se aproximar do município de Altamira, no Pará, a Força Aérea iniciou o procedimento de interceptação, seguindo os protocolos de segurança. Ciente da aproximação, a tripulação da aeronave realizou um pouso forçado em uma área isolada, ateou fogo no avião e fugiu a pé pela mata.
Equipes policiais em solo chegaram rapidamente ao local e conseguiram resgatar parte da carga ilícita antes que fosse totalmente destruída pelo incêndio provocado pelos criminosos. Cerca de 200 quilos de skunk foram recolhidos.
O material apreendido foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Santarém (PA), onde serão adotadas as providências de polícia judiciária. As buscas pelos responsáveis seguem na região.
A operação reforça a atuação integrada das forças de segurança no enfrentamento ao tráfico aéreo de drogas na Amazônia Legal, uma das principais rotas de transporte ilícito no país.