Na próxima semana, está marcado um jantar, que será ofertado pelo deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) aos colegas de Assembleia Legislativa (ALMT). Segundo fontes, o objetivo da cortesia é alinhar estratégias para composição de chapa única às eleições da nova Mesa Diretora da Casa.
As eleições no Parlamento serão realizadas em setembro e trazem como grandes nomes na disputa a atual vice-presidente da Casa, Janaina Riva (MDB) e o deputado Beto Dois a Um (União Brasil).
Esse será o terceiro jantar com a mesma finalidade. O primeiro foi realizado há duas semanas por Dr. Eugênio (PSB), no Coxipó, em Cuiabá. A vice-presidente da Casa, Janaina Riva (MDB), recepcionou os deputados em seu apartamento nesta semana.
O atual primeiro-secretário, Max Russi (PSB), tem construído o consenso para ser o presidente. Júlio Campos (União Brasil) também estava de olho na cadeira, mas aceitou ceder a vez para assumir a vice-presidência. Janaina estava certa como a primeira-secretária, porém, Beto Dois a Um (União Brasil) está rivalizando com a deputada pelo cargo. Agora, o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) acabou de confirmar hoje (4) que lançará seu nome às eleições da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALMT).
A Mesa Diretora é formada por sete cargos. A partir de 2026, pode passar para 10 cadeiras. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o aumento foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
FOTO: ALMT