Comenda, prêmios e novos versos: o brilho contínuo de Jacy Proença

 

A escritora e poetisa Jacy Proença, ex-vice-prefeita de Cuiabá, segue sendo reconhecida por sua contribuição à literatura. Após ser agraciada com a Comenda Caneta de Ouro 2024 no Rio de Janeiro, onde também lançou seu livro “Versos Livres”, a professora tem recebido novas demonstrações de apreço por seu trabalho.

No mês de abril deste ano, Jacy Proença recebeu mais dois reconhecimentos. No dia 12 de abril, recebeu o Prêmio Nordeste de Literatura, em João Pessoa (PB). Ela também foi agraciada em São Pedro da Aldeia (RJ) com o Título Imortal Artista Essencial, na categoria Essência Teológica.

Além de receber as homenagens, Jacy marcou presença em um evento cultural da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF). A escritora, que é acadêmica da instituição representando Cuiabá, abrilhantou a tarde literária com sua visita, prestigiando o encontro do Clube do Livro e a sessão de autógrafos do autor Renato Fulgoni. Na oportunidade, Jacy também lançou o seu livro “Versos Livres”. A presença de Jacy Proença foi celebrada pela ALACAF como um “abraço em forma de palavras”, reforçando os laços entre os membros da academia de diferentes regiões. Em 2023, recebeu a Caneta de Ouro da Viverarte, em Cabo Frio, por participar de várias antologias como co-autora e pelo livro “Vai Passar”.

Outro importante reconhecimento veio da Associação de Jovens Empresários e Empreendedores de Mato Grosso (AJEB/MT). Por meio de sua presidente, Leni Ziliotto, a AJEB/MT parabenizou Jacy Proença pela conquista do Prêmio Nordeste de Literatura, recebido em João Pessoa, pois a premiação demonstra o alcance e a relevância da obra de Jacy Proença no cenário literário nacional.

Essas recentes homenagens se somam ao reconhecimento já obtido pela professora e escritora, evidenciando sua significativa contribuição para a literatura brasileira e o orgulho que representa para Cuiabá e Mato Grosso. Vale destacar que a ida de Jacy Proença para João Pessoa e Rio de Janeiro neste mês teve o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

COMENDA EM 2024 – No dia 12 de dezembro de 2024, Jacy Proença foi homenageada com a Comenda Caneta de Ouro 2024 como escritora e poetisa expoente. A solenidade foi realizada na Casa de Cultura de Teresópolis (RJ).

A comenda foi entregue pelo presidente da Federação Brasileira das Academias de Letras e Artes (Febacla), Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho. Ela também lançou o livro “Versos Livres “, ilustração de Vicente Paulo.

Na época, Jacy Proença também participou da apresentação da tese de pós-doutorado da professora Graça Campos, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Ela abordou na pesquisa a atuação das professoras em Mato Grosso que exerceram mandato. Jacy Proença é uma das personagens do trabalho acadêmico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *