Conselho do MPE confirma nomes para vaga no TJ; Deosdete é favorito

O Conselho Superior do Ministério Público de Mato Grosso confirmou, na manhã desta segunda-feira (24), os nomes dos quatro membros que concorrem à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça pelo quinto constitucional.

A lista é composta pelo ex-procurador-geral de Justiça Deodeste Cruz Júnior, pelo procurador Marcelo Caetano Vacchiano e pelos promotores Marcelo Lucindo Araújo e Milton Pereira Merquiades.

Nos bastidores, Deodeste é apontado como o mais cotado para assumir o cargo.

A votação ocorreu por aclamação, uma vez que apenas quatro candidatos se inscreveram.

O regimento interno do Ministério Público prevê a formação de uma lista sêxtupla, mas, diante do número reduzido de inscritos, a relação seguirá diretamente para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), que a reduzirá a três nomes.

A próxima etapa cabe ao TJ-MT, que encaminhará a lista tríplice ao governador Mauro Mendes (União).

A escolha final para o novo desembargador será feita pelo chefe do Executivo estadual.

O Conselho Superior do MPE é composto por 11 procuradores de Justiça, sob a presidência do procurador-geral Rodrigo Fonseca. Durante a sessão, o procurador Adriano Streicher destacou a experiência dos candidatos.

“Nenhum [dos inscritos] tem menos de 19 anos de carreira no Ministério Público. Todos têm absoluto serviço prestado, reconhecido por todos”, afirmou Streicher.

Favoritismo de Deodeste

 

O ex-procurador-geral de Justiça Deodeste Cruz Júnior desponta como o principal nome na disputa.

Em 2024, ele abriu mão de concorrer à reeleição no Ministério Público, com o objetivo de viabilizar sua candidatura ao Tribunal de Justiça.

Agora, com a chancela do Conselho Superior do MPE, a decisão final sobre o novo desembargador do TJ-MT passa a depender do Tribunal e, posteriormente, do governador do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *