Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Percent e divulgada com exclusividade pelo Portal O Documento e TV Cuiabá revela um cenário de forte insatisfação da população de Cuiabá com a concessionária Águas Cuiabá, responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto na capital.
De acordo com o levantamento, 79,7% dos entrevistados consideram injusto o recente reajuste de 4,4% na tarifa de água, aplicado em março deste ano. Para a maioria, o aumento é abusivo, especialmente diante da percepção negativa em relação à qualidade dos serviços prestados.
A avaliação geral da empresa também é preocupante: 30,8% dos entrevistados classificaram os serviços como ruins ou péssimos, enquanto apenas 27,9% os consideraram bons ou ótimos. A maior parte dos entrevistados (40,5%) avaliou o serviço como regular, o que indica uma visão predominantemente insatisfeita ou morna.
O estudo foi realizado entre os dias 2 e 6 de abril de 2025, com 600 entrevistas domiciliares feitas em diferentes regiões da capital. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais e 95% de nível de confiança.
O clima de descontentamento vem à tona em meio a mudanças importantes no sistema de regulação dos serviços públicos em Cuiabá. A Câmara Municipal aprovou recentemente, e o prefeito Abilio Brunini (PL) sancionou, uma lei que extingue a Arsec (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados). No lugar dela, serão criados conselhos por setor, com o objetivo de evitar reajustes considerados abusivos em serviços essenciais, como transporte coletivo e saneamento.
A medida surge como resposta à crescente pressão popular por maior controle, transparência e qualidade nos serviços públicos delegados.