A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, deflagrou nesta terça-feira (08.04) a Operação Diploma Corrompido, com o objetivo de avançar nas investigações sobre um esquema de comercialização de diplomas falsos de ensino médio, cursos técnicos e até diplomas de ensino superior.
A operação cumpre mandados de busca e apreensão contra um homem que prestava serviços como técnico de informática em escolas particulares da cidade. De acordo com as investigações, ele usava seu acesso privilegiado aos sistemas escolares para falsificar e vender certificados a alunos formalmente matriculados nas instituições onde trabalhava.
Além do técnico, uma mulher também é investigada por atuar como intermediadora do esquema. Segundo a Polícia Civil, ela oferecia os diplomas falsos a estudantes e fazia a ponte entre o comprador e o falsificador.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais encontraram diversos certificados suspeitos na residência do principal alvo da operação, todos com fortes indícios de falsificação.
A investigação aponta para os crimes de estelionato e falsificação de documentos públicos, e tem como objetivo proteger a integridade dos documentos emitidos pelas instituições de ensino, além de garantir a credibilidade do sistema educacional.