Mais uma etapa da Operação Tolerância Zero contra Facções Criminosas foi realizada neste fim de semana em unidades prisionais de Mato Grosso, resultando na apreensão de celulares, entorpecentes e outros materiais ilícitos que seriam entregues a detentos.
Na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, policiais penais flagraram, no sábado (15), uma mulher tentando entrar com porções de cocaína escondidas na região genital. A droga seria entregue ao seu companheiro, que cumpre pena na unidade. O escâner corporal identificou o invólucro suspeito, e a mulher foi encaminhada à Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde foi presa em flagrante pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas.
Já na unidade prisional de Barra do Garças, também no sábado, uma visitante foi conduzida para exame clínico após suspeita de que carregava materiais ilícitos no corpo. O exame de raio-X confirmou que ela transportava dois celulares, quatro carregadores, oito cabos USB e medicamentos. A mulher foi detida e levada à delegacia da cidade.
Além disso, na sexta-feira (14), uma revista geral foi realizada no Centro de Ressocialização de Várzea Grande (CRVG). Durante a operação, os agentes apreenderam seis celulares, 13 carregadores, 11 cabos USB, porções de maconha e três barras de ferro. A ação contou com o apoio dos alunos do Curso de Formação da Academia da Polícia Penal, além de equipes do SOE (Serviço de Operações Especiais), Grupo de Intervenção Rápida e do Canil Penal.
A Operação Tolerância Zero tem reforçado o combate à criminalidade dentro e fora das unidades prisionais, dificultando a comunicação de facções e impedindo a entrada de materiais ilícitos que fortalecem o crime organizado.