O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT) e a Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso (Fessp/MT), junto a outros sindicatos estaduais, participaram da 1ª Reunião da Comissão Interna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O encontro, realizado nesta terça-feira (11), teve como pauta a defasagem da Revisão Geral Anual (RGA) e as perdas salariais dos servidores.
Os parlamentares Dr. João e Janaina Riva (MDB) recepcionaram os sindicalistas e, em consenso, definiram a criação de um calendário de reuniões para discutir propostas e negociações relacionadas aos passivos da RGA. Além disso, ficou estabelecida a formação de um grupo de trabalho responsável por levantar dados sobre as perdas salariais dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. Esse levantamento será debatido internamente e, posteriormente, apresentado aos demais Poderes Constituídos.
Reuniões com Poderes e estudo técnico sobre a RGA
Entre os encaminhamentos da reunião, foram programados encontros com representantes sindicais e instituições como o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Estadual (MPE), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e o governo do estado. O objetivo é demonstrar, com base em estudos técnicos, o impacto negativo da defasagem da RGA no comércio e no desenvolvimento do estado.
A diretora financeira do Sintap/MT, Maria Fernanda, destacou que a Federação trabalhará em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) para calcular o real percentual de perdas da RGA.
Deputados defendem análise detalhada antes de negociar com o governo
Os deputados Dr. João e Janaina Riva ressaltaram a importância de um levantamento aprofundado sobre os valores devidos aos servidores. “Sabendo o real índice que eles estão pedindo, fica mais viável o diálogo com o governo para pagar o que deve. Devemos marcar reuniões mensais para buscar uma alternativa melhor para os servidores. A Assembleia vai fazer essa interlocução entre a Federação e o Executivo”, afirmaram.
A presidente do Sintap/MT, Diany Dias, celebrou a reunião e reforçou a necessidade de diálogo constante. “A máquina pública não funciona sem a participação do servidor. Agradecemos o apoio da Assembleia Legislativa, que tem nos dado espaço para apresentar nossas demandas e buscar negociações junto ao governo”, destacou.
Comissão interna da ALMT discutirá o tema
A Comissão Interna da Assembleia Legislativa, responsável por acompanhar a questão da RGA, conta com a participação dos deputados Janaina Riva (MDB), Eduardo Botelho (União), Elizeu Nascimento (PL), Carlos Avallone (PSDB), Paulo Araújo (PP) e Lúdio Cabral (PT). O grupo se reunirá com representantes sindicais para debater possíveis soluções para as perdas salariais.