O parlamentar também gravou um vídeo, que será publicado posteriormente, reforçando a necessidade de socorrer a região e oferecer soluções estruturais e logísticas para os produtores locais.
Métrica Assessoria de Comunicação
Nesta terça-feira, 16 de setembro, foi realizada reunião no gabinete do deputado Nininho Bortolini, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), em Cuiabá. O encontro teve como principal pauta a discussão sobre as MT-140, MT-040 e a possível divisão política-administrativa do município de Santo Antônio do Leverger para Juscimeira.
O encontro contou com a presença de diversos representantes do setor rural e autoridades locais. Entre os participantes estavam os sindicatos de Jaciara e Juscimeira, a Associação dos Produtores da região do Coroados, uma área envolvida em um conflito de localização, além de produtores locais e outras lideranças da área.
Gilson Provenssi, vice-presidente do Sindicato Rural de Jaciara, destacou a importância da reunião e afirmou que o encontro foi “muito proveitoso”. Gilson Provenssi também comentou sobre o bom atendimento do deputado Nininho Bortolini, que esteve presente durante todo o encontro e demonstrou um entendimento positivo sobre a situação da região. Segundo o vice-presidente do Sindicato de Jaciara, a demanda é antiga e envolve uma área que, apesar de teoricamente pertencer a Cuiabá/Santo Antônio do Leverger, está mais próxima de Juscimeira. No entanto, a região carece de infraestrutura e assistência, com as estradas em péssimas condições e dificuldades no transporte escolar e na movimentação de mercadorias.
O prefeito de Juscimeira, Alexandre Russi, que também esteve presente, falou sobre as dificuldades da região e ressaltou que, embora as responsabilidades territoriais ainda sejam indefinidas, a administração de Juscimeira tem prestado assistência com transporte de crianças e serviços de saúde e educação para os moradores da área. De acordo com o prefeito, a cidade de Juscimeira tem sido a responsável pelo mínimo cuidado daquela região, sendo que a prefeitura de Santo Antônio do Leverger não tem conseguido fazer nada pela região.
O deputado Nininho Bortolini se comprometeu a dar prosseguimento ao debate e colocou em pauta a votação de um projeto para transferir a área de Santo Antônio do Leverger para Juscimeira. O parlamentar também gravou um vídeo, que será publicado posteriormente, reforçando a necessidade de socorrer a região e oferecer soluções estruturais e logísticas para os produtores locais. “Essa região está sem pai nem mãe, pertence a Cuiabá no mapa, mas está mais próxima de Juscimeira. Não há quem cuide da infraestrutura local”, afirmou o deputado.
Durante a reunião, também foram discutidas questões relacionadas ao acesso às propriedades e à infraestrutura das estradas. Gilson Provenssi mencionou que possui propriedades na região do Coroados, onde a situação das estradas é crítica, dificultando até o transporte de calcário e o transporte do gado. O prefeito de Juscimeira se comprometeu, caso a proposta seja aprovada, a iniciar imediatamente as obras de melhoria das vias de acesso.
O deputado Nininho Bortolini acredita que o projeto terá apoio suficiente para ser aprovado ainda neste mês de setembro e que a decisão será uma solução positiva para a região. Além disso, ele se comprometeu a trabalhar na mobilização de recursos para a recuperação das estradas e melhorias na infraestrutura local.
Participantes da reunião:
Gilson Provenssi, vice-presidente do Sindicato Rural de Jaciara
Dolor, presidente do Sindicato Rural de Juscimeira
Alberto Chiapinotto, delegado da APROSOJA
Luís Mokfa, produtor
Rogério Berwanger, presidente da Associação Pró Estrada do Vale São Lourenço e delegado da APROSOJA
Evandro Thiesen, Aprosoja MT, representante da Comissão Logística da Aprosoja
Wilson Rubert
Alex Oliveira Rosa, analista de Agricultura da FAMATO
Ebla, analista de Logística do IMEA
Matheus Ibanez, supervisor da Aprosoja
Thiago Rocha, consultor da Aprosoja